
Spawn é um dos poucos títulos da Image Comics lançados na época da fundação da editora, em 1992, que é publicado até hoje. No Brasil, a revista do soldado do inferno ganhou muitos fãs, mas eles ficaram órfãos de novas histórias com o cancelamento da série. Para a alegria destes – e de novos leitores –, a HQM acaba de anunciar o retorno do personagem.
Por aqui, a revista começou a ser publicada pela editora Abril em 1996 e durou quase uma década, tendo sido cancelada em 2005. Foram mais de 150 edições da série original lançadas pela editora, além de minisséries e especiais. No ano seguinte, a Pixel Media retomou a publicação de Spawn e continuou a partir da numeração interrompida pela Abril. Mas, manteve-se por pouco tempo com o personagem e também finalizou a publicação em Spawn nº 178.
Agora é a vez da HQM tomar as rédeas da situação e dar continuidade ao trabalho. De acordo com o editor Carlos Costa, a nova revista dará continuidade à série a partir de onde ela foi interrompida.
Segundo ele, a opção pelo formato se deve devido à consideração com o leitor: “Conservaremos o formato americano (Os Mortos-Vivos, por exemplo, tem formato um pouco menor), pois muitos leitores já tem a coleção do Spawn neste formato publicado pelas editoras anteriores”, explicou em entrevista exclusiva ao SOC!.
Mas, ao contrário das editoras anteriores, a HQM não publicará Spawn com periodicidade mensal, e nem com uma única história por edição. Segundo Costa, as revistas serão na verdade encadernados reunindo várias edições da série original. “O primeiro encadernado conterá 6 edições, no entanto, isso não será um padrão”, revelou ao SOC!. “A ideia é unir edições conforme for necessário, pois existem fases do personagem que não existem encadernados nos EUA, como no caso deste primeiro, por exemplo. O formato de encadernado foi escolhido por ser o mais viável no momento. Revista mensal gera muito custo e, dependendo das vendas, pode não segurar a revista em bancas.”
Nos bastidores deste lançamento, surge uma curiosidade. Conforme revelado pela HQM, o empenho e dedicação de Leandro da Cruz Ferreira – ou Leo Violador, como é conhecido na internet – , um dos colaboradores do blog Spawn Alley, foram diferenciais para que a série voltasse a ser publicada. Ele é o autor do Manifesto Spawn, que teve o apoio de diversos meios de comunicação, como sites, jornais e revistas.
Lembro-me quando Spawn começou a ser lançado nos EUA e ainda não havia qualquer informação sobre ele no Brasil. Em uma época em que a internet como a conhecemos hoje ainda engatinhava, os leitores brasileiros se esforçavam para entender o que era exatamente aquele estranho personagem. Fiquei muito feliz quando a Abril trouxe as aventuras do soldado do inferno para cá e acho que a editora fez um trabalho bastante competente. E, claro, fiquei muito feliz ao saber que a HQM irá trazê-lo de volta.
O primeiro encadernado, ainda sem nome, reúne as edições nº 179 a 185 de Spawn e tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2012.
Escrito por Doctor Doctor.











Engraçado, me veio à mente uma promessa da HQM de meeeeeeeeeses atrás, ela informou pelo site que lançaria encadernados de The Walking Dead, além de revistas mensais do mesmo contendo duas edições. O tempo passou e naaaada…Só veio os encadernados, mas tá valendo.
Só que pega mal promessa não cumprida!
A revista mensal estava pronta para sair, mas mudamos os planos de última hora. Estávamos negociando anúncios para a revista e, como os clientes não fecharão, decidimos por alterar os planos e continuar investindo nos encadernados. Isso foi amplamente divulgado também em sites e entrevistas. Quaisquer dúvidas, ficamos à disposição através do nosso e-mail hqmaniacs@hqmaniacs.com.
AI ai Doc….se essa notícia fosse de alguns meses atrás. Desiludido com a nova interrupção, eu vendi minha coleção completa de SPAWN! =/
Shikata ganai ne?
[...] do SOC! TUM! POW! – por Doctor [...]
Aproveitando o ensejo, e quanto a Invencivel????
Spawn caiu muito de qualidade.
[...] tempo que penso em voltar a ler suas HQs, mas é preciso acompanhar o material de fora. Afinal, a HQM prometeu que retomaria a publicação da série no Brasil, mas parece que o projeto não saiu do [...]